logo STILLUX

É HORA DE TROCAR PARA O LED!

PARA ONDE VAI A SUA LÂMPADA DESCARTADA? 
Diante do cenário global de economia de energia e sustentabilidade, surge um interesse crescente na substituição de lâmpadas fluorescentes para luminárias de LED.  Com o avanço tecnológico foi possível a substituição dessas luminárias em diversos ambientes como escolas, indústrias e residências que agora gastam menos e também apresentam um baixo índice de troca por desgaste dessas lâmpadas. 
Podemos dizer que o LED é uma iluminação ecológica e econômica, porém ao optarmos pela troca do tipo de iluminação, precisamos ter consciência sobre o descarte da velha lâmpada fluorescente. 
Por medida de segurança ambiental, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em locais apropriados, devido as quantidades do elemento mercúrio (Hg) que elas possuem, uma substância altamente tóxica para o meio ambiente. 
O que infelizmente ocorre é que a maioria delas são jogadas em aterros sanitários sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com um metal pesado que, ao ser liberado no solo quando se quebra, atinge os lençóis freáticos com a ajuda do chorume acumulado. Esse acontecimento prejudica o meio ambiente por contaminar rios, lavouras, animais, e por fim os homens. A intoxicação grave por mercúrio pode causar problemas respiratórios, neurológicos, gastrintestinais e ser fatal.


DICA IMPORTANTE
Tendo em vista toda os perigos do material dessas lâmpadas, todo o cuidado é importante. Se no meio do processo de troca uma lâmpada se quebrar limpe a área, retire as crianças e os animais do local e não deixe ninguém tocar o material. Use máscara e luvas para colocar os cacos em um recipiente fechado.


DESCARTE ESPECIALIZADO
Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar e descontaminar lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de poluição ambiental e intoxicação. Até por isso, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.
Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável. Para achar locais que aceitam lâmpadas fluorescentes, procure postos de reciclagem próximos a você. Uma dica útil é o site ecycle.com.br, onde você pode selecionar o material de descarte e encontrar um posto de reciclagem por região.


Fonte: ecycle
https://www.ecycle.com.br/

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais